Arquipélago dos Alcatrazes

Especial sobre o Arquipélago dos Alcatrazes
O Arquipélago dos Alcatrazes, localizado em São Sebastião, no litoral norte paulista, é protegido pelo Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes e pela Estação Ecológica Tupinambás, unidades de conservação federais geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.

São 70.000 hectares de área protegida que abrigam mais de 1300 espécies, estando pelo menos 93 delas ameaçadas de extinção.
Na ilha de Alcatrazes vivem espécies de animais e plantas únicos no mundo que estão isolados do continente há mais 12 mil anos.
Rochas e paredões graníticos emergem do mar e encantam por sua beleza, que é ressaltada pela revoada sincronizada das 10.000 aves marinhas que vivem e se reproduzem no arquipélago.

Nas águas de Alcatrazes está a maior quantidade de peixes do Sudeste do Brasil, das mais variadas formas e cores, que lá encontram o ambiente ideal para crescimento e reprodução, e repovoam todo o mar do litoral norte. Algas, esponjas e corais brasileiros completam o cenário!
Esse ambiente tranquilo e protegido também é refúgio para tartarugas marinhas, raias, tubarões, baleias e golfinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *